Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

terça-feira, 15 de maio de 2018

Eurovision Grand Final Lisbon 2018 All Aboard

Stop voting now!

Olá fãs da Eurovisão!

Como tenho feito nos últimos anos, eis o meu "Relatório Opinativo" sobre a Eurovisão (poderão ver o que disse no ano passado, no que diz respeito à 1ª Semi-Final, 2ª Semi-Final e à Grande Final 2017)!

Antes do início da Grande Final, são entregues os prémios Marcel Bezençon.
E, estes, foram entregues nas seguintes categorias (podem ver o momento aqui):

Composer Award Bones, Bulgaria
Artistic Award Fuego, Cyprus
Press Award Mercy, France

Só para recordar que, no ano passado, Portugal ganhou o Composer Award e o Artistic Award!

Hélder Reis e Nuno Galopim, estiveram na cabine do Altice Arena, a relatar todos os acontecimentos!

E assim, Portugal recebeu o Mundo! A seguir ao genérico, Ana Moura e Mariza, encantaram o Mundo, os nossos corações, e mostraram que o fado é parte da cultura portuguesa! Lindo!!



Logo após, e como é tradição, decorreu o "Desfile das Bandeiras", onde todos os interpretes desfilam, por ordem de actuação. Podem ver esse o momento aqui.

Eis o meu "Relatório Opinativo" sobre a Grande Final da Eurovisão (poderão ainda ver o que disse sobre a 1ª Semi-Final e sobre a 2ª Semi-Final)!

Ao clicarem em cada país, serão reencaminhados para a actuação que fizeram nesta Grande Final!
Se clicarem no local de gravação de cada postcard, irão ter uma experiência de 360 graus... =P

(O postcard deste país, foi gravado em... Vila Nova de Milfontes!)
01 Ucrânia - Ele tem uma voz potentíssima! Usa-se fogo até dizer chega! A actuação é boa? Sim... =/

(O postcard deste país, foi gravado nos... Açores [São Miguel]!)
02 Espanha - Este país ganhou em 1968 e em 1969. Alguém que diga a estes dois que enganaram-se no palco? A Eurovisão Junior não é aqui!! Parecem dois putos, principalmente ele. E ele, também tem uma voz estranha... Tudo ao lado Espanha, tudo ao lado!! =/

(O postcard deste país, foi gravado nos... Açores [Faial]!)
03 Eslovénia - Canta em esloveno. Cabelo cor-de-rosa... hm... nada original na edição deste ano. O ritmo desta música, sempre dá para dançar de uma forma sexy à frente do espelho. Aquele aparente acidente (quando a música deixa de tocar), não sei se teve assim muita piada... Não, não teve!

(O postcard deste país, foi gravado no... Caramulo!)
04 Lituânia - É uma canção sobre o amor nas pessoas mais velhas. Há qualquer coisa na voz dela que não gosto. Não gostei da actuação. Não gostei da balada. Em suma, não gostei de nada. lol

(O postcard deste país, foi gravado em... Monsanto!)
05 Áustria - O "La Féria" está aqui!! Ela canta muito bem, as luzes estão incríveis! Tem é aquela particularidade como a Madonna... E este rapaz, foi o primeiro a vir para gravar o seu postcard!

(O postcard deste país, foi gravado em... Sintra, ela subiu o Penedo da Amizade!)
06 Estónia - Canta ópera em italiano. As projecções no vestido dela, faz-me lembrar o que já tinha acontecido em 2015 com a cantora russa. Contudo, é uma incrível canção. Uma voz potentíssima!

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [em Xabregas experimentou arte urbana]!)
07 Noruega - E não é que o vencedor de 2009 voltou (e faz anos hoje)?! Tocar instrumentos imaginários, ter uma atitude mais nightfever, disco, funk e fogo de artifício, não é o que esperava dele. Lá voltou a ter o violino mas... A música é gira. Oiço uma vez e chega... aborrece-me.

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no Navio Escola Sagres]!)
08 Portugal - A canção é dedicada à avó da Isaura. A canção é gira. Mas melhora quando a Isaura entra, e a música altera-se. Mas eu sou assim, tal como a música, e sou fiel à qualidade.

Intervalo para as televisões.

(O postcard deste país, foi gravado nos... Açores [em São Miguel, foi ao Chá Verde]!)
09 Reino Unido - Canta bem, mas teve um enorme azar durante a sua actuação. É tão triste ver um espectáculo destes, o maior do mundo na área da música, ver assim violado, todos os anos, por um maluco. Não imagino o pânico, e o medo, que ela sentiu naquele momento. Aquele homem, estragou o momento de uma vida, com aquela acção (ver o momento, aqui) e com a frase "For the Nazi's of Uk media. We demand freedom. War is not peace.". Contudo, ela já falou do que lhe aconteceu.

A Filomena Cautela fala com o participante da Ucrânia. 

(O postcard deste país, foi gravado no... Porto (em Vila Nova de Gaia, nas caves do vinho do Porto!)
10 Sérvia - Tradução do título da música é "nova criança". Estava-me a dar sono, até ao momento que surgiram as batidas, e comecei a dançar aqui em casa como se estivesse numa discoteca! A música é engraçadita, mas o que safa mesmo são as batidas (e as raparigas são giras que se fartam!)!! Tem ali algo de música tradicional e, isso, agrada-me muito!

(O postcard deste país, foi gravado na... Madeira [Calheta]!)
11 Alemanha - A música é dedicada ao pai dele. A canção é gira, e o rapaz também, mas não é assim grande coisa (a música, entenda-se).

(O postcard deste país, foi gravado em... Aveiro!)
12 Albânia - Foi o cantor (um homem do Rock) que compôs a canção. Canta na língua materna, e fala da força de dois corações (onde já vi isto?). Gosto da roupa da malta em palco. As luzes, cenário, e a sua voz - são bons! A realização, claro, ajuda. Por mim, vai à final! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... Viana do Castelo!)
13 França - Canção sobre os refugiados. E é linda, linda, linda! A batida! A voz dela! Tudo!!!! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... Podence!)
14 República Checa -  Boa batida, jovem, e urbano! Música tipo Pop, Hip Hop! Aquele abanar de rabo dos três pareceu-me tãããããããooooo gaaaaayyy!! Enfim, depois aquele ar de nerd... Dá um bom espectáculo de cor e fumos... mas será uma canção vencedora? Nop!

(O postcard deste país, foi gravado em... Mafra!)
15 Dinamarca - Cruzam Pop com Hip Hop, e tem inspiração Viking! O cantor faz-me lembrar aqueles filmes com vampiros. Ou o Game Of Thrones. Mas tem uns olhos azuis bonitos (ao menos isso). Cantam a história pacifista, do século XI, onde um Chefe Viking recusou-se a combater e lutou pela paz.

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [em Alfama, fez uma guitarra]!)
16 Austrália - "Minha querida, não apontes o micro ao público quando este não canta... sabes, dá mau aspecto. Sei que fazes a festa sozinha e, de facto, a música pede isso mas... não me agradas nada".

Intervalo para as televisões.

Homenagem à primeira vencedora da Eurovisão, que faleceu, deixou-nos com 94 anos.

(O postcard deste país, foi gravado em... Albufeira!)
17 Finlândia -  Música eurovisiva! Com ritmo, cor, dança... Canta muito bem, fogo de artifício e quedas dramáticas... tanto coisa estudada e antiga, que até entedia!

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no eléctrico 28 e no elevador de Santa Justa]!)
18 Bulgária - Cantam em inglês (a banda foi criada para a Eurovisão, e conta com 3 búlgaros e 2 cantores norte-americanos), e a música é sobre o Amor mais profundo... O ritmo desta canção é completamente eurovisiva mas, sinceramente, não me agrada... será pelas vozes tão diferentes que a constituem?!

(O postcard deste país, foi gravado em... Vidago!)
19 Moldávia - Cantam em inglês. Música animada, cómica, contam uma história. Tem piada, dá para abanar os ossos e cantarolar! Mais vale actuações deste géneros, do que outras à beira de um suicídio.

(O postcard deste país, foi gravado na... Serra da Estrela!)
20 Suécia - Boa música! Boa vibe! Bons passos de dança! Boa realização! Dá aquela vontade de ir batendo o pé e, depois, saltar da cadeira, e ir dançar ao ritmo da música. Sim, a Suécia sabe muito bem o que faz (a tia dele, ganhou a Eurovisão, no ano de 2000)! Disco! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... Óbidos!)
21 Hungria - Cantam em húngaro. Finalmente, metal à séria! E o vocalista está descalço... apesar do fogo usado, de gritos, de um vocalista ser levado em ombros pelo público... não ganharão.

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [num Rooftop]!)
22 Israel - Não gosto da música. Acho-a uma grandessíssima merda. Aquelas dançarinas... WTF?! A imitar galinhas... WTF?! Aí Calvário, volta, que estás perdoado! A cantora tem uma voz potente, mas a música de merda só a estraga. Como diria Herman José: parece a Cristas, a tomar metadona!
E sim meninos, eu li a letra... e depois? Continua a ser muito insuficiente, aliás, uma merda!


A actuação após saber da vitória!

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [foram ao Castelo de São Jorge]!)
23 Holanda - Ele participou em 2014. A batida é boa, estilo country/rock. Aquele bailarino tinha aprendido a coreografia com base no "Daddy Cool"... A música não é extraordinária, mas tem qualidade.

(O postcard deste país, foi gravado na... Madeira!)
24 Irlanda - Uma balada, como a Irlanda já nos habituou. E gay. É lindo ver o Pavilhão Atlântico cheio de luzinhas de telemóvel. E é isto que deve ser a Eurovisão: um quebrar de barreiras, uma celebração ao Amor, onde não é preciso "fogos de artifício", bastando haver dança contemporânea (e espuma... alguma espuma)! =P

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no Mercado da Ribeira, com a Justa Nobre]!)
25 Chipre - Ela é albanesa. Aiiiii que fuego que se acendeu em mim! Música vibrante! Actuação vibrante! Ritmos vibrantes! Fica no ouvido, e dá aquele piscar de olho aos países do sul! Go girl! Gosto!

(O postcard deste país, foi gravado no... Porto [no Mosteiro de São Bento da Vitória]!)
26 Itália - Um tema importantíssimo! Tal como França! E isto é a Eurovisão, é um registo histórico e sociológico importantíssimo! O terrorismo está presente na Paz europeia! É essencial que o medo não vença, mas sim a poesia e a cultura! As causas sociais devem unir os povos e, Itália (como França), fizeram-no e assim mostraram a importância destes estarem nos Big Five! Obrigado Itália! E a música, tal como a canção, são óptimas! Óptimas vozes! O momento alto da noite! Paz.



Enquanto ocorria a votação, os ritmos portugueses voltaram a subir ao palco (video acima) e, como sempre, Sara Tavares não nos desiludiu! A seguir, um momento cómico a mostrar porque Portugal nunca ganhou a Eurovisão e, como esta, nos via (a Eurovisão era protagonizada pela Ana Bola!), lindoooooo!! Por fim, o grande momento da noite: Salvador Sobral cantou "Mano a Mano" (uma canção incrível!) e ainda cantou com Caetano Veloso (sempre com o incrível Júlio Resende ao piano!)!! Podem ver este momento, no vídeo seguinte... oiçam, particularmente, o piano...!



Após o fecho das votações, começou a viagem por 43 países, para ouvir os votos de todos eles (podem ver o momento aqui) e, aqui, os pontos fora muito divididos entre Áustria, Suécia e Israel. Contudo, tudo mudou com o televoto. No último momento ficou-se a pensar que seria Chipre ou Israel... enfim, ganhou aquele país que já conhecemos, 20 anos depois de Dana ter ganho!

Parabéns Israel! Eis o quadro final de classificações! Obtiveram 529 pontos (e Portugal 39)!! =D


Para quem quiser ver toda a Grande Final 2018. E, já agora, a Press Conferece.


Beijinhos e portem-se mal!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário