Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

quarta-feira, 9 de maio de 2018

First Semi-Final Lisbon 2018 All Aboard

Let the Eurovision Song Contest 2018 begin!

Olá fãs da Eurovisão!

Como tenho feito nos últimos anos, eis o meu "Relatório Opinativo" sobre a Eurovisão!
(Poderão ver o que disse no ano passado aqui).

E assim, Portugal recebeu o Mundo!



Hélder Reis e Nuno Galopim, estiveram na cabine do Altice Arena, a relatar todos os acontecimentos!

O mote deste ano é "Todos a bordo" (os oceanos, a diversidade, e a multiculturalidade da cidade de Lisboa, são os valores essenciais que definem toda a 63ª Edição da Eurovisão) e, as apresentadoras são as nossas conhecidas caras da RTP: Catarina Furtado, Sílvia Alberto, Filomena Cautela (que ficará na Green Room) e, a actriz portuguesa em Hollywood... Daniela Ruah.

Em Portugal, podemos votar nas 19 canções em concurso nesta 1ª Semi-Final, através do número 760 300 8XX (em vez do XX, deverá ser colocado o número da canção favorita).

Eis os meus apontamentos.
Ao clicarem em cada país, serão reencaminhados para a actuação que fizeram.

(O postcard deste país, foi gravado em... Monsaraz!)
01 Azerbeijão - Canta em inglês. Os quatro moços do coro, são portugueses. Achei piada aos barquinhos (será que queriam captar os votos dos portugueses?). Gostei da música, é vibrante, tem um bom ritmo (é Pop). Apenas achei que a voz rapariga, não era assim lá muito potente... =/

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no Museu da Marioneta]!)
02 Islândia - Neste país, a Eurovisão tem uma audiência de 95%!! O rapaz de 19 anos, é engraçadito. A balada que ele canta não é lá grande coisa (mas dá bons agudos!!). O que safou, foi a vestimenta da multidão em palco (branco, vermelho, e preto).

(O postcard deste país, foi gravado em... Aveiro!)
03 Albânia - Foi o cantor (um homem do Rock) que compôs a canção. Canta na língua materna, e fala da força de dois corações (onde já vi isto?). Gosto da roupa da malta em palco. As luzes, cenário, e a sua voz - são bons! A realização, claro, ajuda. Por mim, vai à final! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [numa viagem de barco pelo Tejo]!)
04 Bélgica - E não é que a desavergonhada não tinha soutien?! xD É giríssima, tem uma óptima voz, classe, uma actuação bastante sóbria... Nada a apontar, incrível! Final com ela, já!!!! =D

(O postcard deste país, foi gravado em... Podence!)
05 República Checa - Boa batida, jovem, e urbano! Música tipo Pop, Hip Hop! Aquele abanar de rabo dos três pareceu-me tãããããããooooo gaaaaayyy!! Enfim, depois aquele ar de nerd... Dá um bom espectáculo de cor e fumos... mas será uma canção vencedora? Nop!

(O postcard deste país, foi gravado no... Caramulo!)
06 Lituânia - É uma canção sobre o amor nas pessoas mais velhas. Há qualquer coisa na voz dela que não gosto. Não gostei da actuação. Não gostei da balada. Em suma, não gostei de nada.

Intervalo para as televisões. Enquanto isso, a Filomena Cautela,  falou com os participantes do Azerbaijão e da Albânia.

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [num Rooftop]!)
07 Israel - Não gosto da música. Acho-a uma grandessíssima merda. Aquelas dançarinas... WTF?! A imitar galinhas... WTF?! Aí Calvário, volta, que estás perdoado! A cantora tem uma voz potente, mas a música de merda só a estraga. Como diria Herman José: parece a Cristas, a tomar metadona!

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no Relógio do Arco da Rua Augusta]!)
08 Bielorrússia - O cantor é ucraniano. A rosa, ao longo da performance, tem a sua piada mas lá está, é a única coisa que tem interesse. Depois, há um momento de "La Féria", mas nem isso salva.

(O postcard deste país, foi gravado em... Sintra, ela subiu o Penedo da Amizade!)
09 Estónia - Canta ópera em italiano. As projecções no vestido dela, faz-me lembrar o que já tinha acontecido em 2015 com a cantora russa. Contudo, é uma incrível canção. Uma voz potentíssima!
Daniela Ruah, Sílvia Alberto, Catarina Furtado, e Filomena Cautela
(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no eléctrico 28 e no elevador de Santa Justa]!)
10 Bulgária - Cantam em inglês (a banda foi criada para a Eurovisão, e conta com 3 búlgaros e 2 cantores norte-americanos), e a música é sobre o Amor mais profundo... O ritmo desta canção é completamente eurovisiva mas, sinceramente, não me agrada... será pelas vozes tão diferentes que a constituem?!

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [o tema foi o azulejo]!)
11 Macedónia - Cantam em inglês. As tipas do coro têm coreografia....  credo, que antiquado!! Adoro a música! Tem diferentes ritmos (faz-me lembrar aquela música), e eles cantam bem. Claro, as luzes, dão aquela ajudinha.... =)

(O postcard deste país, foi gravado no... Talasnal!)
12 Croácia - Gosto do vestido dela. Canta bem. Mas a balada é.... mééééé. Ouve-se um vez, e chega.

Intervalo para as televisões. Enquanto isso, a Filomena Cautela,  falou com os participantes da República Checa e da Bielorrússia.

(O postcard deste país, foi gravado em... Monsanto!)
13 Áustria - O "La Féria" continua. Ela canta muito bem, as luzes estão incríveis! Tem é aquela particularidade como a Madonna... E este rapaz, foi o primeiro a vir para gravar o seu postcard!

(O postcard deste país, foi gravado em... Ílhavo!)
14 Grécia - Canta na língua materna. Ouvir o grego, é sempre aquela beleza... Canta muito bem, tem ritmo! Tem fumos, luzes, e mais uma série de coisas! Tem ainda uma mão pintada de prateado, põe-se a questão: será que esteve a bater uma ao Homem de Lata do Feiticeiro de Oz?!...

(O postcard deste país, foi gravado em... Albufeira!)
15 Finlândia - Música eurovisiva! Com ritmo, cor, dança... Canta muito bem, fogo de artifício e quedas dramáticas... tanto coisa estudada e antiga, que até entedia!

(O postcard deste país, foi gravado em... Grândola!)
16 Arménia - Canta em arménio, e canta bem (pela primeira vez, este país canta totalmente na sua língua materna). Boa batida, bom timbre, e dá vontade de a cantar! O homem, para além de giro, tem presença em palco! Gostei! =)

(O postcard deste país, foi gravado no... Porto!)
17 Suiça - E quando nem uma mensagem contra o fim do bullying salva uma canção?! Mas ela está vestida como se estivéssemos nos inícios dos anos 2000?! E usa um coiso de luz?! Mas esta gente está doida?! Não não não!

(O postcard deste país, foi gravado na... Madeira!)
18 Irlanda - Uma balada, como a Irlanda já nos habituou. E gay. É lindo ver o Pavilhão Atlântico cheio de luzinhas de telemóvel. E é isto que deve ser a Eurovisão: um quebrar de barreiras, uma celebração ao Amor, onde não é preciso "fogos de artifício", bastando haver dança contemporânea (e espuma... alguma espuma)! =P

(O postcard deste país, foi gravado em... Lisboa [no Mercado da Ribeira, com a Justa Nobre]!)
19 Chipre - Ela é albanesa. Aiiiii que fuego que se acendeu em mim! Música vibrante! Actuação vibrante! Ritmos vibrantes! Fica no ouvido, e dá aquele piscar de olho aos países do sul! Go girl! Gosto!

Abriram-se as linhas de voto e, iniciou-se, a típica lambidela por todas as canções em concurso! Durante esse tempo, ainda deu para mostrar como a música vencedora do ano passado, é cantada por alguns dos participantes da edição anterior, e como foi a passagem de Salvador Sobral por Kiev.

No intervalo para as televisões, após o fecho das votações, mostrou-se a 1ª Parte do "Planet Portugal", onde o Herman José (David Attenburger) goza connosco (contudo, os britânicos, não gostaram nada da brincadeira com Sir David Attenborough!)!! De rir! Vejam! =D



Ainda durante o intervalo, mostrou-se a 1ª Parte da ECSlopédia!


Quando voltaram, mostraram ainda pedaços das actuações de PortugalEspanhaReino Unido.

Das 19 músicas, passaram apenas 10 e elas são (podem ver aqui o momento):
Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.

Há 3 músicas que merecem uma especial atenção. Cada um delas é fantástica em cada categoria:
Para mim, a música mais gay é... a da Irlanda.
A música mais Eurovisiva é, sem dúvida a... do Chipre.
Aquela que mais me conquistou e que ganhou esta 1ªSemi-Final foi...

... a Bélgica!



Para quem quiser ver toda a 1ªSemi-Final 2018. E, já agora, a Press Conferece.

Beijinhos e portem-se mal!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário