Em Setembro: lê as entrevistas EXCLUSIVAS aos realizadores Miguel Gonçalves Mendes, Gonçalo Almeida e ainda ao Director do MOTELX Pedro Souto! =D

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Funeral

Bem, hoje fui ao funeral da professora AS. Eu nunca tinha ido a nenhum, este foi o primeiro (e infelizmente de muitos, ao longo da vida, infelizmente). Era para ir também à missa, mas quando chegai à Igreja, vi que não era lá e quem me tinha dito, enganou-se, portanto, fui para o cemitério. Já lá estavam alguns conhecidos, desde professores, a empregadas, a amigos, a alunos e a ex-alunos (mas, acabam todos por ser ex: ex-amigos, ex-alunos,…). O meu irmão encontro ex-professores dele, que se vinham “despedir” da amiga e mais ma vez, se falou de Fernando Pessoa. Cada vez mais, chegavam professores meus, muito tristes. Também ficai, por vê-los assim. Eles perceberam que eu estava lá e comentaram (percebi). Quando chegaram os carros, com o caixão e com as flores, fomos entrando. Depois, o caixão saiu do carro e o Padre lá rezou, e as pessoas também (eu não sei rezar, nem fazer orações). Depois, foi a enterrar, ficai com algumas pessoas para traz, vi um pouco do caixão a descer e a pensar, que se tinha perdido, para sempre uma mãe maravilhosa e nova (afinal tinha cerca de quarenta anos mas parecia ter mais, devido à doença), uma professora de fazer inveja, e uma investigadora nata e apaixonada por Fernando Pessoa. Custou-me muito (quase que chorei), quando os coveiros, começaram a enterrar, a mandar a terra com as pás (ou lá como se chama). Aquele barulho foi terrível. Pareciam que a estavam a matar! Foi horrível! Fui-me embora, atrás de nós estava a professora EC com o marido (nunca o tinha visto, nem o meu irmão), deu-nos dois beijinhos e fomo-nos embora. Ainda vimos mais uns professores, que estavam ainda mais atrás (não deveriam querer ver mesmo nada). A professara JC, mandou-me um sorrisinho, mesmo estando com os olhos vermelhos de chorar e eu, retribui. Vi, perto da porta de saída, as minhas professoras de Inglês e de Historia, não devem ter visto mesmo nada, elas as duas.
Uma imagem que não devo esquecer, era a cara do marido e das filhas da AS a chorar.
Um beijinho!! ;)

2 comentários:

  1. Tenho 19 anos e nunca fui a um funeral, mas na minha opinião tu honras os mortos (bla bla bla) com acções em vida e com o teu verdadeiro sentimento e não com aquela lamechisse toda e o bla bla bla.

    Quanto a Loures, fico contente por não tares cá há muito tempo. Eu vivi cá toda a minha vida. Todos os velhotes me devem conhecer, todas as velhotas me devem conhecer, a família da minha mãe mora toda cá. Meu Deus! Eu preciso de sair de Loures urgentemente XD

    ResponderEliminar
  2. Estou quase a despedir-me dos 19 e também nunca fui a um funeral...deve de ser algo muito avassalador....

    ResponderEliminar